segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Comida Caiçara

Na região do Lagamar que abrange as cidades de Iguape, Ilha Comprida, Cananeia e Pariquera-Açu ainda é possível degustar pratos típicos caiçaras.

 

A tradição passada de geração em geração permanece no bolo de roda, no pão coruja, cuscuz branco, o pé de moça e os pratos típicos feitos com peixe e alguns com carne.

 

Casadinho de manjuba, tainha na telha, tainha recheada com farofa, diversos tipos de peixes que podem ser servidos na folha de bananeira, salgados ao sol, defumados, assados em pedras aquecidas e enterrados na areia.

 

Além do cação, das ovas de tainha e da carne de siri-mole, a manjuba e a tainha predominam mais na região sul paulista e os pratos geralmente acompanham um pirão feito de caldo de peixe e farinha de mandioca.

 

A caldeirada é típica e em outras regiões do país é conhecida também como moqueca.

 

O casadinho de manjuba é feito com o filé da manjuba, recheado com uma farofa, como se fosse um sanduiche e depois passado em farinha e ovos para ser frito.

 

Já mais ao sul no Paraná pode-se encontrar o Barreado que é um prato feito com carnes, farinha de mandioca e legumes.

 

Os ingredientes ficam cozinhando em panela de barro lacrado com goma de mandioca por muitas horas.

 

Ainda podem-se encontrar os famosos sanduiches Buraco Quente, com carne moída, bacon e legumes num pão francês gigante.

 

A predominância da banana nas refeições é grande, tanto como acompanhamento ou sendo cozida junto dos ingredientes dos pratos principais.

 

Palmito Jussara, cataia e as frutas como cajá-manga e araçá, já não existem em abundância na região, até por causa do extrativismo exagerado e sem controle do passado.

 

Mas hoje, os palmitos Jussara foram substituídos pelo pupunha ou real, e ainda em algumas residências mais antigas da cidade podem-se encontrar pés de cajás-manga, araçás, jabuticabas, goiabas e acerolas.

 

A palavra caiçara tem sua origem no tupi, que pode significar cercado com varas para apanhar peixes, cerco, ou abrigo.

 

A palavra caracteriza também o morador praiano, que pesca, que tem sua horta e mantém de forma simples pequenas tradições, na alimentação, na sua habitação, no seu modo de trabalhar e também no seu jeito de falar.


Receita Bolo de Roda


Ingredientes:


04 copos (tipo requeijão) de farinha de milho
02 copos (tipo requeijão) de leite morno
01 kg de araruta ou polvilho doce
08 ovos inteiros
01 copo e meio (tipo requeijão) de óleo
02 colheres de sal

Modo de fazer
Coloque no liquidificador o óleo, os ovos e o sal. Misture um pouco e reserve. Numa vasilha coloque a farinha de milho e dissolva no leite morno. Aos poucos coloque o polvilho doce e a mistura do liquidificador. Misture bem os ingredientes até ficar uma massa homogênea. Faça bolos redondos com um furo no meio como se fosse uma roda. Coloque para assar em temperatura média por 40 minutos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário