segunda-feira, 14 de março de 2011


Comemoração da Semana Santa em Iguape segue a tradição

As tradicionais comemorações religiosas da Semana Santa em Iguape, promovidas pela igreja católica, que todos os anos reúne grande número de fiéis da cidade e visitantes, tiveram início no domingo, 28, com a Bênção e Procissão de Ramos, que saiu da frente da Igreja de São Benedito e seguiu até a Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape. No mesmo dia aconteceu a Procissão de Transladação de Nossa Senhora das Dores para a Igreja de São Benedito.
Na quarta-feira, 31, às 19 horas, é realizada a Procissão do Encontro. Duas procissões seguem simultaneamente, sendo que uma, levando a imagem de Nossa Senhora das Dores sai da Igreja de São Benedito e a outra, com a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos, parte da Basílica do Senhor Bom Jesus. Em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, onde funciona o Museu de Arte Sacra, acontece o encontro com rito de pregação. Após a pregação, os cortejos seguem juntos.
Na Sexta-feira Santa, dia 2, é realizada a Procissão com o Senhor Morto, um momento de grande comoção e demonstração de fé nas ruas do Centro Histórico, com a imagem do Senhor Bom Jesus Morto, imagem de Nossa Senhora das Dores e a participação de Verônica, personagem bíblica que torna público o sudário facial de Jesus a caminho do calvário.
Sábado, 3, a partir das 21h30, acontece a Procissão do Círio Pascal, na Praça da Basílica, com a Celebração da Luz, quando se inicia a comemoração da Ressurreição do Senhor. As cerimônias são um convite à alegria e à esperança. A benção do fogo novo é símbolo da luz, da fé, da unidade cristã que procede de Cristo. De acordo com a crença, é do Cristo que sai o fogo que ilumina e abrasa os corações.
O domingo de Páscoa é comemorado com missas no Santuário do Senhor Bom Jesus de Iguape.
A Prefeitura Municipal de Iguape está trabalhando na limpeza do Centro Histórico, para recepção ao grande número de turistas que visitarão a cidade durante todo o feriado. A divisão de Trânsito da Prefeitura interditará diversas vias por onde seguirão as procissões e a Praça da Basílica, onde é encenada a Via Sacra ao Vivo.
Iguape também oferece atrativos naturais no feriadão
Além dos atrativos culturais e religiosos, durante o feriadão da Semana Santa em Iguape o visitante também pode ter contato direto com a natureza em um dos locais mais bonitos e preservados do litoral paulista. O paraíso ecológico Barra do Ribeira, à 18 km do centro de Iguape, onde o Rio Ribeira deságua no oceano, possui atrativos como a praia da Juréia, Rio Suamirim e Rio Ribeira, locais ótimos para a pesca, prática do surfe e passeios de barco e caiaque. O lugar é a porta de entrada para o Costão da Juréia/ Estação Ecológica Juréia-Itatins. Na comunidade que ainda mantém raízes caiçaras, podem ser encontradas boas e aconchegantes pousadas e restaurantes com saborosos pratos da culinária local. O acesso se dá por uma estrada turística, recentemente asfaltada, e por travessia de ferry boat, de onde já se pode ter uma visão privilegiada das belezas da fauna e flora da Mata Atlântica.








Nenhum comentário:

Postar um comentário